12/04/2018

Coren-AC discute projeto APICE ON com Hospital Santa Juliana e Divisão de Saúde da Mulher/SESACRE

Na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, o presidente do

Na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, o presidente do COREN-AC, Dr. Areski Peniche, esteve reunido com a equipe de Enfermagem do Hospital Santa Juliana, Dra. Kamila Oliveira – Gerente de Enfermagem, Dra. Rayhelle Cristiny – Coordenadora da Unidade Neonatal e Dra. Simone Andréia – Coord. do Centro de Parto Normal/Acolhimento com Classificação de Risco, bem como com a Dra. Maria do Rosário – Gerente da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde.

Neste encontro, foram discutidos diversos assuntos relacionados aos cuidados de Enfermagem na Saúde da Mulher e da Criança, em especial o Projeto APICE ON, que tem como objetivos:

Qualificar o ensino e o exercício da obstetrícia e neonatologia, com base nas melhores evidências científicas, segurança e garantia de direitos.
Promover a incorporação das Diretrizes Nacionais para o Parto Normal e as Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana, do MS.
Fortalecer as ações de saúde sexual e saúde reprodutiva com oferta de anticoncepção pós-parto (APP) e pós-abortamento (APA).
Implementar a atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.
Implementar a atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento e aborto legal.
Fomentar a articulação entre a gestão local do SUS e os hospitais com atividades de ensino, com vistas ao fortalecimento da atuação em rede e a sustentabilidade das estratégias implementadas.
Estimular o desenvolvimento de pesquisas de inovação relativas aos cuidados na atenção ao parto, nascimento e abortamento, saúde sexual e reprodutiva e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.

O Presidente do COREN-AC apoia este projeto e esclareceu que a Enfermagem, em especial na área de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, deve ter atuação protagonista e que este Regional sempre estará incentivando e motivando os profissionais que estejam se colocando à disposição da sociedade com responsabilidade, ética e respeito.

Aproveitando o momento, o Presidente reafirmou a importância de que TODOS os profissionais especialistas sejam inscritos/registrados

Por fim, as profissionais solicitaram que o COREN-AC inclua em sua programação anual palestras relacionadas ao cuidadocom a Criança e à Mulher.

Conheça mais sobre o Projeto

http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2018/03/apice-on-tela.jpg